economia
A riqueza para os mercantilistas era baseada no acumulo de metais preciosos, já os fisiocratas tinha o pensamento diferente, para eles a riqueza era aquilo que era produzido da terra.
2- Quem foi o mais destacado dos econômicos clássicos? Quais suas principais ideias?
O mais destacado dos econômicos clássicos foi Adam Smith- Trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado, especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, Teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estar econômico.
3- Oque diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
Seu autor foi: David Ricardo.
O pais produz oque é vantajoso para ele e importa oque é vantajoso para o outro pais.
Ex: brasil e japão, o Brasil por ter uma grande área territorial, tem como forte a sua pecuária, já o Japão não tem essa área territorial, não podendo assim suprir a demanda de carne do seu pais, mas o Japão tem como forte a sua tecnologia, muito a frente da que o Brasil tem, fazendo com que o Brasil importe as tecnologias do Japão e o Japão importe carne do Brasil.
4- Qual a principal diferença entre a Lei de Say e o principio keynesiano da demanda efetiva?
Lei de Say em que a oferta cria sua própria demanda. Já Keynes diz que o papel do Estado é fundamental para a regulação da lógica de mercado, pois cabe a ele o controle da lógica de mercado e tem um papel ativo na economia, tanto como produtor quanto como consumidor ou demandante.
5- Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesiano, marxistas e institucionalistas.
Monetaristas: defendiam o controle da moeda e baixo grau de intervenção do Estado.
Fiscalistas: políticas fiscais ativas e