Economia
A organização da produção: sistemas de organização econômica.
O tema abordado neste capítulo refere-se aos problemas econômicos relacionados á produção e consumo enfrentados por todas as sociedades e as formas em cada sistema de organização econômica; com ênfase nas economias de mercado, cujos mecanismos são predominantes em nossa sociedade. Para satisfazer as necessidades humanas são necessários bens e serviços que, para serem produzidos, utilizam os fatores de produção cuja disponibilidade é limitada.
A sociedade precisa escolher quais os bens e serviços que serão produzidos, e em que proporções para satisfazer suas necessidades. A questão sobre como produzir está relacionada às técnicas de produção. Tendo em vista a escassez dos recursos, a sociedade deve buscar a máxima eficiência em sua utilização por meio das técnicas mais avançadas de produção.
De acordo com os sistemas econômicos adotados a sociedade organiza sua produção e consumo; os sistemas econômicos são arranjos historicamente constituídos a partir dos quais os agentes econômicos empregam os fatores de produção e interagem por meio da produção, distribuição e consumo dos produtos gerados.
São três os tipos de sistemas econômicos: economia centralizada, economia pura de mercado e economia mista de mercado.
As sociedades organizam-se de diferentes formas políticas, o sistema econômico de mercado é o mesmo em qualquer sociedade. Estão presentes os seguintes econômicos em qualquer sociedade: famílias, empresas e governo. Temos que considerar ainda como agente econômico o setor externo, pois todos os países realizam transações comerciais e financeiras com o setor externo.
Uma importante ineficiência do mercado é a exclusão, só podem consumir aqueles que participam do processo produtivo e que possuem renda; pois aqueles que estão desempregados, seja por falta de qualificação ou por doenças estão excluídos do