Economia
CONCEITOS:
Elasticidade é o tamanho do impacto que a alteração em uma variável (ex.: preço) exerce sobre outra variável (ex.: demanda).
"Em sentido genérico, é a alteração percentual de uma variável, dada a alteração percentual em outra, coeteris paribus. Assim, elasticidade é sinônimo de sensibilidade, resposta, reação de uma variável, em face de mudanças em outras variáveis".[1]
Uma variável "elástica" responde bastante a pequenas mudanças de outras variáveis. Do mesmo modo, uma variável "inelástica" não responde a mudanças em outras variáveis.
Nateoriaeconômica,otermoelasticidadesignificasensibilidade.Narealidade,aelasticidademostraquãosensíveissãoosconsumidoresdeumprodutoX(ouseusprodutores),quandooseupreçosofreumavariaçãoparamaisouparamenos.Emoutraspalavras,aelasticidadeserveparamedirareação–grandeoupequena–dessesconsumidores(oudeseusprodutores)diantedeumavariaçãodopreçodoprodutoX.Nestecaso,teríamosachamadaelasticidade-preçodademanda(ou,nocasodosprodutores,aelasticidade-preçodaoferta)poresteproduto.Omesmoraciocíniopoderiaseraplicadoemrelaçãoaumavariaçãonarendarealdosconsumidores.Nestecaso,estaríamosmedindooquantoademandapelobemXésensívelaumavariaçãonarendadosconsumidores–eteríamos,então,achamadaelasticidade-renda.Mas,nãovamosmisturarascoisas:Vamos,primeiro,nosfixarnoconceitodeelasticidade-preço.Depoisanalisaremosaquestãodaelasticidade-renda.
Elasticidade-Preço da Demanda
Elasticidade-Preço da demanda mede o aumento ou diminuição, em percentagem, da quantidade demandada devido a uma mudança percentual nos preços
Mede o quanto a quantidade demandada por um bem muda devido a uma mudança no preço daquele bem
Determinantes da Elasticidade-
Preço da Demanda
Necessidade x Luxo
Disponibilidade de bens substitutos
Definição do mercado
Horizonte de tempo da análise
Elasticidade-Renda da Demanda
A Elasticidade-Renda da demanda mede o quanto a quantidade demandada de um bem muda com uma alteração na
renda