economia
Tal estratégia é plenamente compreensível dado o grande poder de intimidação e negociação que o varejo tradicional assumiu nos últimos anos devido ao sei próprio crescimento, bem como, da constatação do poder que o varejo e suas técnicas de alavancagem de vendas tem perante o consumidor final.
As indústrias também desenvolvem estratégias de investimento em suas marcas optando por estabelecimentos próprios como forma de diminuir a dependência que possuem das empresas varejistas, e obviamente que com tais estabelecimentos, o conhecimento e informações coletadas junto aos consumidores finais para a medição de satisfação e acompanhamento e desenvolvimento de novos produtos é de extrema valia.
De uns tempos pra cá, a estratégia das indústrias está ficando mais agressiva. Algumas delas estão investindo no Franschising.
Algumas franquias promovem visitação e experimentação de produtos de marca como forma de chegar a formadores de opinião e também de realizar experiências.
O franchising é uma das estratégias de crescimento que mais tem sido praticada nos últimos anos por empresas detentoras de marcas de prestígio e ansiosas em expandir seus conceitos e capturar nichos de mercado na maior cobertura geográfica possível. Essas empresas têm como principais benefícios:
1.Expansão: o franqueador poderá expandir o número de lojas e agentes para seus produtos e serviços, com baixo investimento de capital, se comparado à montagem de uma rede própria. No sistema de franquias são os franqueados que aportam recursos na montagem de suas unidades, e o franqueador investe na montagem de uma estrutura de suporte à rede, a qual cresce em função da expansão do número de unidades. Sendo assim, as empresas franqueadoras têm uma grande atratividade financeira, com taxas de retorno bastante elevadas.
2. Consolidação territorial: o sistema de franquias permite ao franqueador uma