Economia
CORRETORA DE SEGUROS
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: terciário
Ramo de Atividade: serviço
Tipo de Negócio: corretora de seguros
Produtos Ofertados/Produzidos: seguros de automóveis, de vida, de saúde, residencial e comercial
Investimento inicial: R$38mil
Área: 40m²
APRESENTAÇÃO
Segurar bens não é um hábito desenvolvido no Brasil, grande parte das pessoas limita-se ao seguro do automóvel, por desconhecer outras modalidades. Há ainda a idéia de que assegurar um bem é algo extremamente caro, o que não corresponde à realidade. Para mudar esta idéia as corretoras de seguros têm papel fundamental.
MERCADO
Com crescimento médio de 20% ao ano, o mercado de Seguros, Previdência
Aberta e Capitalização é um dos que mais se desenvolvem dentro do cenário econômico brasileiro. Em 2005, movimentou cerca de R$ 65 bilhões e hoje responde por 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Estudos indicam que esse percentual possa chegar a 5% dentro de cinco anos.
Essa expansão pode ser creditada, em parte, a um contínuo processo de diversificação e sofisticação na carteira de produtos ofertados. Para um futuro próximo, desenha-se um panorama ainda mais promissor, alicerçado em fatores como a massificação do seguro, a ampliação da oferta do Seguro Rural, do Crédito à Exportação; do Seguro Habitacional (com a retomada dos programas de habitação popular); o provável redesenho do sistema de resseguro brasileiro e a internacionalização do mercado, com empresas estrangeiras atuando fortemente em solo nacional.
Os clientes são pessoas físicas e jurídicas, sendo que estas utilizam todos os tipos de seguros, enquanto aquelas se limitam, normalmente, ao do automóvel, da residência, de vida e de saúde. Ambos buscam uma relação de parceria com a corretora, esperando sempre que lhe ofereça o melhor dentro de suas possibilidades. LOCALIZAÇÃO
2 de 13
A localização deste empreendimento não é o fator mais importante, pois os clientes são visitados