Economia
Economia: É a ciência do bom senso e da escassez.
Escassez: Necessidades infinitas ou ilimitadas diante de recursos finitos ou limitados.
A economia é dividida em micro e macro economia.
Microeconomia: É a parte da teoria econômica que estuda o comportamento das pessoas, das empresas, indústrias e as inter-relações (Ex: Comprador e Vendedor, comportamentos diferentes)
Macroeconomia: Estuda o funcionamento da economia no seu conjunto. (Quem desempenha este papel é o Estado/Governo).
O ser humano necessita na vida da economia, através de bens e serviços.
Bem econômico: Tudo aquilo que é útil, escasso e tangível (pode ser tocado ou transferido).
Serviço: Tudo seu tem utilidade, é escasso e intangível (não pode ser tocado, intransferível) Ex: Serviço de um pintor, de um mecânico ou de um dentista.
Os bens são tangíveis e podem ser adquiridos através da compra e esses bens podem ser de dois tipos, bem livre e bem esgotável, esses bens podem ser classificados segundo a sua natureza ou a sua função.
A Economia é a “ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo que a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas”.
Há vários conceitos que são basilares para o estudo econômico como: a escolha, a escassez, necessidades, recursos, produção e distribuição.
Recursos produtivos ou fatores de produção definem –se por mão-de-obra, terra, matérias –primas, dentre outros. Estes são recursos limitados. Em contrapartida as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam.
• Questão central da Economia: Como alocar recursos produtivos limitados, de forma a atender ao máximo às necessidades humanas.
• Problemas econômicos fundamentais: o quê e quanto produzir,