Economia
1 Ciclo – Módulo A
Gestão da logística inserida no cenário econômico atual
Proposta de trabalho interdisciplinar apresentado ao professor da disciplina de Economia do Curso de Processos Gerenciais
Orientador: Prof. Leandro Alcantara de Souza
NOMES DOS ALUNOS:
Antônio Marcos Barbara Vaz Fernanda Silva Iza Leal Luana Correa Marcio Colen Naiara Paola Raquel Araujo
Belo Horizonte 2012
A importância da logística no atual estado da economia mundial é crescente na medida em que se toma consciência do seu grande valor. Com um enorme progresso da tecnologia e das ferramentas de gestão as empresas conseguiram diminuir consideravelmente seus custos de produção que quase só restam os custos logísticos para procurarem diminuir. Visualizando o mercado interno, atrelado à globalização da economia, os conhecimentos de logística são de fundamental importância para as empresas, sendo um dos maiores gargalos na economia brasileira.
Fato que pode ser comprovado pela medida do governo federal de investir R$ 133 bilhões em logística com a criação da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e melhorias na área de infraestrutura portuária tentando aumentar a competitividade interna De tudo que é transportado no Brasil, 58% vão por estradas e 28%, seguem por ferrovias. O problema brasileiro não é apenas a malha ferroviária pequena, mas a ociosidade dos trilhos. Menos da metade, 12 mil quilômetros, é usada com frequência. A situação das rodovias é ainda mais crítica. São 1,6 milhão de estradas no Brasil, mas apenas 200 mil quilômetros asfaltados. Para piorar, a estrada não asfaltada é mais perigosa e dá mais prejuízo. Um caminhão que usa estradas de terra gasta mais com pneu, combustível e peças, em média, aumentando seu custo em 30% a mais, custo que é repassado aos produtos transportados.
Em termos gerais os custos logísticos