ECONOMIA
Custo de oportunidade é tudo aquilo que se abre mão para poder obter outra coisa. O custo de oportunidade foi definido como uma expressão da relação básica entre “escassez e escolha”.
Ex.: Uma fabrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto, mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.
Curva de Possibilidade de Produção (CPP) ou também, Fronteira de Possibilidades de Produção (FPP), expressa a capacidade máxima de produção de uma empresa, país ou sociedade, supondo o pleno emprego dos recursos ou fatores de produção que se dispõe em determinado momento. Tratando-se de um conceito teórico ilustra-se no gráfico como a escassez de recursos cria um limite máximo à capacidade produtiva de uma sociedade que terá de fazer escolhas entre opções de produção.
Ex.: Um sítio com seu tamanho fixo, insumos agrícolas e um número fixo de trabalhadores. Supomos que, nesse sítio, os ruralistas estão concentrados em produzir dois tipos de bens: Feijão e milho. Se o ruralista utilizar toda a terra para cultivar o milho, não haverá área disponível para o plantio de feijão. Por outro lado, se ele quiser se dedicar somente à cultura de feijão, utilizando-se de todo o sítio para este fim, não poderá plantar o milho. Existirão, é claro, alternativas intermediárias, como a utilização de parte das terras para o plantio de feijão, ficando a fração restante para o cultivo do milho.