Economia
O economista Paulo Sandroni, em Novo dicionário de economia, 2.ª ed. São Paulo: Best Seller,1994, define o Neoliberalismo como: “ Doutrinal político-econômica que representa uma tentativa de adaptar os princípios do liberalismo econômico às condições do capitalismo moderno”. Em face disso, você pode esclarecer qual é, em suma, a posição histórica do liberalismo econômico?
RESPOSTA
O liberalismo econômico tem suas bases filosóficas enraizadas na hegemonia do individualismo e na certeza da capacidade do mercado de manter o equilíbrio econômico, automaticamente, no nível de pleno emprego. Nesse sentido, qualquer interferência do governo na economia, além de totalmente dispensável, implica a perda da neutralidade nas ações produtivas do setor privado e impede o funcionamento normal e adequado das regras que regem o mercado.
EXERCÍCIO N.º 26
Quais são as funções tradicionais do governo, admitidas pelo liberalismo econômico?
RESPOSTA
A atuação do governo, vista pelo prisma dos postulados do liberalismo econômico, deve estar restrita às funções inerentes ao exercício das lideranças naturais de qualquer tipo de agrupamento humano, sistema político ou econômico. Essas funções são:
1. Manter a lei e a ordem;
2. Promover a defesa contra as agressões externas; e
3. Fornecer à comunidade os bens e serviços de uso coletivo e que não podem ser fornecidos pelo sistema produtivo privado, face ao princípio da não exclusão EXERCÍCIO N.º 27
Qual a natureza e o objeto das políticas econômicas?
RESPOSTA
As políticas econômicas são ações governamentais de intervenção no mercado que têm por objeto:
1. orientar a realização da atividade privada;
2. corrigir as distorções do mercado na ocorrência dos ciclos econômicos;e
3. suplementar a atuação da atividade produtiva do setor privado quando este não tem interesse ounão capacidade