economia
O processo de precificação está sujeita as várias formas de análise e definição e o objetivo deste trabalho é abordar a importância na formação de preços nas organizações.
Inicialmente buscou-se caracterizar os mercados como um ambiente de formação de preço, em seguida foram introduzidos os fundamentos da formação de preço e mercados logísticos como outros definidores de preço. Logo depois foi analisada a elasticidade como um fator decisivo na precificação e por fim, uma análise do mercado de derivados de trigo, procurando proporcionar métodos para buscar uma adequada precificação.
Os mercados são caracterizados pelo tipo de relacionamento que existem entre as firmas e os consumidores. Assim podem ser caracterizados os seguintes:
Competição perfeita: Este mercado tem como característica o fato de existirem muitas empresas vendendo produtos padronizados e muitos consumidores. Também tem como característica a força do mercado, ou seja, as forças de oferta e de demanda são tão fortes que qualquer descuido em relação às ações da empresa pode resultar em exclusão do mesmo.
P = CMg - Curva de demanda do Mercado de Concorrência Perfeita
A figura mostra que a curva de demanda neste mercado, do lado da indústria, é negativamente inclinada, significando que ela varia em proporção inversa ao preço.
Monopólio: Já neste sistema a curva de demanda da firma é negativamente inclinada, quase vertical. Como não há bens substitutos próximos do produto, existe a suposição de que a mudança no preço ou produção não causará reação por parte dos produtores de outros bens ou serviços.