ECONOMIA
ECONOMIA DO BRASIL: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
PROFESSOR: SOSTENES
ALUNO (A): QUESTÕES PARA REVISÃO
1. Diferencie crescimento econômico de desenvolvimento econômico.
Crescimento econômico é o crescimento contínuo da renda Per Capita de longo prazo, ou ao longo do tempo. O desenvolvimento econômico é um conceito mais qualitativo, incluindo as alterações da composição do produto (PIB) e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social (combate a pobreza, ao desemprego, á desigualdade social e melhoria nas condições de saúde, alimentação, moradia, segurança e lazer).
2. De acordo com Roston, quais são os estágios de desenvolvimento de uma economia?
Os cinco estágios de desenvolvimento são: sociedade tradicional, pré-requisitos para a arrancada, arrancada (take off), crescimento auto-sustentável (maturidade), idade do consumo de massa.
3. Quais são as fontes de crescimento econômico?
O crescimento econômico da produção e da renda decorre de variações na quantidade e qualidade de dois insumos básicos: capital e mão de obra. Nesse sentido, as fontes de crescimento são: aumento na força de trabalho, aumento do estoque de capital, melhoria na qualidade da mão de obra, melhoria tecnológica, eficiência organizacional.
4. Dada a relação produto-capital da economia, mostre qual seria o efeito de um aumento da taxa de população (ou propensão a poupar) sobre a taxa de crescimento do produto real.
A população agregada é S, y a renda nacional K, o aumento do estoque de capital, que é a própria taxa de investimento agregado I, todas as variáveis definidas num mesmo período de tempo. A taxa de população é a parcela da renda nacional y não consumida (também chamada de propensão média a poupar. Representa a fonte de financiamento do investimento A relação produto-capital representa quantas unidades do produto podem ser produzidas por