Economia
.
Em 1882, nos Estados Unidos, nascia Franklin Delano Roosevelt, que seria o único presidente americano reeleito 4 vezes seguidas. No mesmo ano, em São Borja, Rio Grande do Sul, nascia Getúlio Vargas, que seria o presidente do Brasil por 19 anos.
Ainda morando na cidade gaúcha, Getúlio iniciou sua carreira militar aos 18 anos. Em 1904, ingressou na faculdade de direito em Porto Alegre.
Três anos mais tarde, sua carreira política já dava pequenos passos. Fundou um bloco acadêmico a favor do candidato republicano ao governo do estado e lançou um jornal chamado O Debate. Em 1909, elegeu-se deputado estadual. Foi o primeiro de quatro mandatos pelo Rio Grande do Sul. Em 1923, Getúlio chegou ao Rio de Janeiro. Durante as revoltas tenentistas, o político começou seus trabalhos na então capital do país na Câmara Federal. No ano seguinte, foi reeleito para o cargo de deputado, permanecendo na cidade maravilhosa. Atendendo aos pedidos do então presidente Washington Luís, em 1926, Getúlio tornou-se o Ministro da Fazenda. Neste cargo, elaborou um plano de estabilização monetária que previa a criação de uma nova moeda, o cruzeiro. Em 1928, foi eleito o governador do Rio Grande do Sul. No ano seguinte, Getúlio se candidatou ao cargo de presidente da República. Era sua grande chance. Contou com o apoio de João Pessoa e da Aliança Liberal. Mas, foi derrotado por Julio Prestes. Indignado com a eleição de Prestes e a morte de seu companheiro de chapa, comandou a Revolução de 30. Com o apoio dos tenentistas, Getúlio chegou ao poder, assumindo o Governo Provisório. Em 1934, promulgou uma nova Constituição, sendo eleito