Economia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO
ECONOMIA
JAIR JOSÉ MARCHESAN GIACOMINI - RA: 365811
MAURO ANDRÉ SILVA DOS SANTOS – RA: 372288
MICHELE MONTAGNER MÍSSIO - RA: 386058
PATRÍCIA BARATTO - RA: 392835
Faxinal do Soturno, RS. 2º sem./2012.
ECONOMIA
Prof.ª EAD: MARIA RENATA M. G.DALPIAZ
TUTOR PRESENCIAL: CARLOS EDUARDO VARGAS CASALI
Faxinal do Soturno, RS. 2º sem./2012.
INTRODUÇÃO
Entende-se por economia a ciência social que estuda como a sociedade, decide empregar recursos produtivos escassos nas produções de bens e serviços de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Este trabalho tem por objetivo realizar o estudo referente aos fundamentos da economia, considerando seus conceitos e estudo da ciência econômica ao analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los em nosso cotidiano.
A cana-de-açúcar, cuja origem é atribuída ao Sudeste Asiático, foi introduzida no Brasil na época de descobrimento. Em 1533, era cultivada na capitania de São Vicente, no litoral Paulista, próximo a cidade de Santos, dando origem ao primeiro engenho de açúcar, denominado São Jorge dos Erasmos.
Desde então, as indústrias cuja matéria prima é a cana-de-açúcar se multiplicaram e se modernizaram, levando o País á hegemonia mundial na produção de açúcar e álcool. Atualmente, cana-de-açúcar ocupa cerca de 5 milhões de hectares no Brasil, sendo aproximadamente 2,7 milhões apenas no Estado de São Paulo.
Apesar de todo o desenvolvimento tecnológico de produção das grandes indústrias, o pequeno produtor rural ainda pode encontrar uma fonte segura de receita em peque nas unidades de industrialização da cana-de-açúcar destinadas a produção de melado, rapadura, açúcar mascavo e cachaça de qualidade.
A tecnologia de elaboração desses produtos é uma prática