Economia
NOTÍCIA: 'Marcha das Vadias' acontece pela primeira vez em Santos
FONTE DA NOTÍCIA: Anna Gabriela Ribeiro Do G1 Santos – www.g1.com.br –
-------------------------------------------------
LOCAL DA NOTÍCIA: Santos – São Paulo.
Marcha das Vadias passou pela avenida Ana Costa, em Santos (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
Cerca de 100 pessoas participaram na tarde deste domingo (30) da "Marcha das vadias", realizada em Santos, no litoral de São Paulo. O manifesto feminista atraiu homens e mulheres da região com cartazes, apitos e pedidos de igualdade sexual.
O movimento, que começou com uma concentração na Praça Independência, no Gonzaga e seguiu em passeata até a praia do José Menino, foi organizado por meio das redes sociais, por mulheres que apoiam a iniciativa. A marcha das vadias acontece em outros países do mundo e, já foi realizado em outras cidades do Brasil. Para elas, o objetivo principal é mostrar à sociedade que a mulher pode ser livre com o próprio corpo e os próprios ideais.
Uma das questões levantadas no manifesto foi o estupro de uma menor de idade, que aconteceu recentemente em uma casa noturna de Santos. “A culpa do estupro não é da mulher, é do estuprador. Em alguns casos a pessoas dizem que porque ela estava de saia curta, estava de shorts curto, roupa transparente. Não é assim, a culpa é de quem praticou a violência, não da mulher”, afirma a comerciante Juliana Santos Vasconcelos.
O evento não atraiu apenas mulheres, muitos homens compareceram para apoiar a causa, como o universitário Thiago Jerônimo Trindade. “Deve-se apoiar as mulheres, a mulher tem que lutar pelos seus direitos e eu apoio. Chegou a hora delas”, diz o estudante.
Para uma das organizadoras da marcha, a estudante Lohayne Oliveira Carvalho, a marcha é um movimento simbólico para conscientizar as pessoas sobre a questão. “A sociedade tem que mudar o pensamento nesse ponto. O medo é uma coisa que atrapalha