economia
Definição de economia
A definição de economia tem origem na palavra grega oikos, que significa casa, fortuna e riqueza, e na palavra nomos que quer dizer lei, regra ou administrar. Assim podemos dizer que a economia é a ciência que preocupa-se em administrar a casa ou lugar onde vivemos que é em outras palavras o mercado. Estudar economia é o processo de tomada de decisão em um ambiente de escassez.
A ECONOMIA é considerada uma ciência social. As Ciências Sociais estudam: a organização e o funcionamento da sociedade. O objeto da ciência social é o homem. A Economia é uma Ciência Social pois se ocupa do comportamento humano e estuda como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo de bens e serviços
A ciência que estuda a escassez.
A ciência que estuda o uso dos recursos escassos na produção de bens alternativos.
O Estudo da forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos.
O objetivo da economia
Podemos afirmar que a economia tem por objetivo estudar alguns aspectos do comportamento humano. A economia tem como finalidade estudar os problemas que envolvem o homem e o mercado. Podemos afirmar que o objetivo da economia é melhorar a qualidade de vida do ser humano utilizando da melhor maneira possível os recursos, uma vez que os recursos presentes no mundo são de características escassa e as necessidades humanas ilimitadas ou infinitas.
Como as necessidades são ilimitadas e os recursos ou fatores de produção são escassos o homem se defronta com uma situação conflitante, pois ele precisa satisfazer suas necessidades porém os recursos não são ilimitados, dessa situação há uma divergência de conceitos e essa divergência é chamada de problema econômico ou paradoxo econômico.
O grande problema econômico
Escassez: natureza limitada dos recursos da sociedade.
(restrição física dos recursos) A escassez é o grande problema econômico, a economia existe