economia
Perda do poder aquisitivo de rendas fixas: renda menor, pior e
Desorganização do mercado de capitais: taxa de juros irreal e estimula a procura por ativos reais.
INDEXAÇÃO foi a forma encontrada para correção de rendas fixas, dos ativos dos agentes econômicos(empresas), através de índice de inflação passada.
Correção Monetária= nossa forma peculiar de ajuste da perda causada pela inflação.
TIPOS DE INFLAÇÃO
1. INFLAÇÃO de DEMANDA ocorre quando há elevação da demanda agregada, sem contrapartida na oferta agregada. Não confundir c/ aumentos setoriais ou de produtos e serviços pontuais.
2. INFLAÇÃO de CUSTOS ocorre provocada por uma diminuição da oferta agregada – artificial ou não – e pela elevação dos próprios custos como aumentos: salariais sem a respectiva contrapartida na produtividade; de impostos; dos preços dos produtos agrícolas, de importados (câmbio desvalorizado), da margem de lucro das empresas etc.
3. INFLAÇÃO INERCIAL ou de EXPECTATIVA ocorre quando há uma expectativa de inflação futura e quando persiste uma memória inflacionária. Ex.: estocagem em geral
POLITICAS de COMBATE à INFLAÇÃO
Ortodoxa
# Aumento das taxas de juros.
# Aperto da liquidez do sistema, via: aumento do compulsório dos bancos no BC, redução dos prazos de financiamento de bens de consumo.
# Aumento de impostos. (IOF, por ex.)
# Represamento de aumentos salariais e contenção de gastos públicos, tendo em vista o superavit primário..
# Desvalorização cambial.
# Aumento de preços dos produtos. Uma espécie de realinhamento pra cima.
# Obediência à cartilha do FMI.
Heterodoxa
- Choque de oferta, via incentivos ao aumento imediato da produção, em qualquer setor da atividade econômica, com ênfase àqueles que empreguem mais, sejam exportadores e as de alimentos.
- Incentivar a expansão do crescimento