Economia
Em países baseados em agricultura, é essencial para o crescimento e desenvolvimento que, por sua vez, é necessário para reduzir a pobreza e a insegurança alimentar. Novos mercados mudaram dramaticamente o mundo agrícola no século 21 e criaram novas oportunidades para um crescimento mais rápido. Aproveitar essas oportunidades requer uma abordagem completa de políticas para promover o crescimento, incluindo oferecer melhores incentivos a produtores, aumentar o investimento público e privado e fortalecer as instituições de apoio, suportadas pela estabilidade macroeconómica e política. Papeis da Agricultura no Processo de Desenvolvimento
É comum falar que hoje em dia o estudiosos do fenômeno do desenvolvimento agrícola admitem que o setor agrícola normalmente apresenta um comportamento que nos países subdesenvolvido, dificulta a maior agilização do processo de desenvolvimento econômico.
Este setor nos países em desenvolvimento apresenta falhas e restrições que seriam limitadores da dinâmica do processo de desenvolvimento (no ritmo, nos prazos e na extensão desejada pela sociedade).
Com o desenvolvimento há aumento da renda “per capita”, modifica-se o padrão de consumo da população alimentos mais ricos em proteínas orienta a produção de alimentos (agricultura deverá responder a isto).
Historicamente tem se notado que nos países subdesenvolvidos nos quais as atividades agrícolas representam entre 40% E 60% da renda. Modelo e Futuro
Uma serie de autores, estudiosos dos problemas do desenvolvimento da agricultura, tem proposto modelos de ação que procuram enfatizar a possibilidade de aumentar sensivelmente a produtividade dos fatores tradicionais, pela introdução de modificações tecnológicas possíveis por meio de adoção de inovações mais eficientes. Substituindo assim o que já existe pelo que a de novo no mercado.