Economia
Prof. Olavo
Conteúdo Programático:
1. Conceitos básicos da Economia
2. Fundamentos da microeconomia:
Demanda, oferta
Equilíbrio de mercado
Estruturas de mercado
3. Fundamentos da macroeconomia:
Fluxo circular da renda
Medidas de produto
Emprego
4. Sistema financeiro nacional:
Autoridades monetárias
Instituições financeiras
Produtos e serviços
5. Comércio internacional:
Taxas de câmbio
Balanço de pagamentos
Economia no curso de Direito
As leis e o Estado surgem na sociedade para regrar o capitalismo, ou seja, a economia.
O curso de Economia surgiu, apenas, em 1947, a partir dos cursos de Direito (anterior a esta data só se estudava economia dentro do curso de Direito) e era ministrado por juristas.
Marx, ao investigar a sociedade, parte da Filosofia, em busca da reflexão como explicação para a sociedade; em seguida busca o Direito através das leis, mas só encontra respostas com a Economia.
Economia é uma ciência social e, portanto, toda afirmação econômica deve ser questionada. Porém, também é uma ciência exata cheia de contas e problemas.
Economia: trata da produção e distribuição de bens e serviços que se utilizam de recursos escassos e que procuram atender às necessidades humanas, que são ilimitadas.
Problemas da Economia: recursos escassos e necessidades ilimitadas
Utopia comunista – Marx acreditava, em O Capital, que o capitalismo estava se desenvolvendo de tal forma que chegaria um momento que não haveria mais escassez de recursos. Marx acreditava também que, no futuro, não houvesse mais a necessidade de se estudar economia.
Em regimes autoritários como a China e a ex-URSS fica mais fácil desenvolver a economia, pois há uma imposição por parte do governo e pouco espaço para discussões. O mesmo ocorreu no Brasil, durante a ditadura militar (a última reforma tributária foi feita no governo de Castelo Branco).
Escassez – escolha
A taxa de juros alta é boa para o crescimento da economia com a entrada de capital