Economia
Economia Brasileira Contemporânea
ECO 101 – Avaliação - 2º. Bimestre/2012
Prof. Paulo Roberto Davidoff C. Cruz
Aluna: Sandra Regina Leopoldino
1 - Exponha as principais medidas de política econômica adotada pelo governo brasileiro para enfrentar a crise mexicana de 1995.
A primeira crise surgiu no México 1995 - o Brasil teve problemas que se agravaram especialmente no que tange à fuga de capitais. Por um lado, as reservas cambiais se contraíam; e, por outro, as Autoridades Monetárias eram obrigadas a elevar, ainda mais, a taxa de juros para induzir a entrada de capitais. Para se sobressair o governo divulga um pacote de medida:
Políticas cambiais: * Todas as medidas restritivas de outubro de exportação que dificultava as vendas externas, foram removidas, uma delas foi restabelecido o prazo mínimo de 360 dias para as operações de pagamento antecipado de exportações * No início de janeiro, o Banco Central extinguiu o recolhimento compulsório de 15% sobre os Adiantamentos de Contrato de Câmbio (ACC), principal instrumento de financiamento às exportações. * Elevação do imposto de importação de alguns produtos importados como os veículos importados, a alíquota que era de 20% passou para 32% esta medida foi tomada porque havia uma estimava que o Brasil tivesse uma perda de 3 bilhões somente neste ano. * Elevação também nos impostos de importação de bens de consumo duráveis, além do veiculo importado * Houve outra medida tomada em março para aumentar a exportação no país, o abatimento do PIS e do COFINS (contribuições sociais) incidente sobre as matérias-primas e os insumos utilizados nos produtos exportados, através de um crédito no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Política monetária: * A política monetária brasileira constitui uma anomalia no cenário internacional. Após de inaugurada em 1995 uma fase relativa estabilidade de preços com o plano real, o Banco Central do Brasil