Economia
A Economia, ou atividade económica, consiste na produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego otkovouía ( de oikoç, translit. Oikos, `casa´+ vóuoç, translit. Nomos, `costume ou lei´, ou também `gerir,administrar´: daí “regras da casa” ou “administração doméstica”.
É também a ciência social que estuda a atividade econômica. A através do desenvolvimento da teoria econômica, e que tem na administração a sua aplicação. A economia é geralmente dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais.
Outras formas de divisão da disciplina são: a distribuição entre economia positiva, e economia normativa. A distinção entre economia ortodoxa, aquela que lida com nexo.
Paulo Anthony Samuelson, um dos pais fundadores da microeconomia, autor de um dos manuais mais marcantes da História Economics.
MICROECONOMIA
Para Paul krugman e Robin wells,
“uma da principais questões da mocroeconomia é a busca da validade da intuição de Adam Smith, saber se os indivíduos na busca dos seus interesses próprios contribuem para promover os interesses da sociedade no seu conjunto” o foco da microeconomia é, antes de tudo, o estudo das escolha dos agentes econômicos, isto é, da forma estes procedem dado um conjunto de diferentes opções.
A microeconomia estuda as interações que ocorrem nos mercados em função da informação existente e da regulação estadual. A teoria copara os agregados da quantidade fornecida pelos vendedores, o que determina o preço.
Já a economia microeconômica tradicional deve sua existência a síntese feita pela economia matemática neoclássica das décadas de 1940 e 1950, entre os contributos da corrente marginalista do século XIX e da teoria do equilíbrio geral de Walras [8] e Pareto [9]. John Hicks e Paul Samuelson são considerados os pais das microeconomia atual que podemos dividir em quatro