Economia
2. Block-trade : É o leilão de um grande lote de ações nas bolsas de valores.
3. Blue chip: Termo usado para fazer referência às ações de grande liquidez e procura no mercado.
4. Carteira de ações: Conjunto de ações de diferentes empresas, de propriedade de pessoas físicas ou jurídicas.
5. Carteira de títulos: Conjunto de títulos de rendas fixa e variável, de propriedade de pessoas físicas ou jurídicas.
6. Certificado de Depósito Bancário (CDB) : São títulos representativos de depósitos a prazos emitidos por bancos comerciais, de investimento e de desenvolvimento. A taxa paga nos CDBs pode ser pré-fixada, pós-fixada ou flutuante, esta última atrelada a um percentual da variação de um índice de preços.
7. Commercial paper: São títulos de curto prazo que as empresas emitem, visando captar recursos para financiar suas necessodades de capital de giro.
8. Cotação: É o preço dado aos títulos, ações, moedas estrangeiras ou mercadorias negociadas durante o pregão ou intermediação nas bolsas de valores ou de mercadorias e futuros.
9. Cupom: Taxa determinada no momento da emissão de um título de renda fixa, pela qual um emissor se compromete a pagar juros em intervalos periódicos. As taxas podem ser fixas (10% ao ano, por exemplo) ou variáveis flutuantes (TR + 5%, por exemplo).
10. Deságio: É a diferença negativa entre o valor pago e o preço nominal de um título mobiliário. O deságio ocorre quando o preço pago é menor do que o valor de face desse título.
11. Day trade: Combinação de operações de compra e de venda realizadas por um investidor com o mesmo título em um mesmo dia, por uma mesma sociedade corretora, cuja liquidação é exclusivamente financeira