economia
Carolina Ferreira Albuquerque
1º Semestre – Secretariado Executivo Trilíngue
Questões do capitulo 2.
1. Por que a economia é considerada uma ciência? Os economistas procuram abordar seu campo de estudo com a objetividade de cientistas. Estudam a economia da mesma forma como um físico estuda a matéria e um biólogo estuda a vida: eles desenvolvem teorias, colhem dados e então analisam esses dados para confirmar ou refutar suas teorias.
2. Por que os economistas formulam hipóteses? Os economistas adotam hipóteses, porque elas são capazes de simplificar o mundo complexo em que vivemos e torná-lo mais fácil de entender.
3. Um modelo econômico deveria descrever exatamente a realidade?
Os economistas usam modelos para aprender sobre o mundo, esses modelos são geralmente compostos de diagramas e equações, e omitem muitos detalhes para permitir que vejamos o que realmente importa. Esses modelos não incluem todas as características da economia. Todos os modelos simplificam a realidade para que possamos compreendê-la melhor, mas não é a descrição da realidade exata.
4. Use uma fronteira de possibilidades de produção para descrever a ideia de eficiência.
Um resultado é chamado de eficiente se economia esta obtendo tudo o que pode dos recursos escassos que tem a disposição. Pontos na fronteira de possibilidades de produção (e não dentro dela) representem níveis eficientes de produção. Quando a economia produz num ponto na fronteira, não há como produzir uma quantidade maior de um bem sem reduzir a produção do outro.
5. Quais são os dois subcampos em que se divide a economia? Explique o que cada um deles estuda.
A microeconomia é o estudo de como as famílias e empresas tomam decisões e de como elas interagem em mercamos específicos.
A macroeconomia é o estudo de fenômenos que englobam toda a economia.
Microeconomia e macroeconomia tratam de questões diferentes, elas por vezes adotam abordagens bem diferentes e frequentemente são