economia
ENGENHARIA CIVIL
O MERCADO E AS SUAS FINANÇAS.
Estruturas de Mercado
ESTRUTURA DE MERCADO.
Na economia as Estruturas de Mercado descrevem os mercados e seus componentes, definindo a capacidade e a possibilidade de se operar tais em concorrência ou não no mercado. O estudo das formas de mercado avalia o tamanho e a capacidade que tem uma empresa para deter poder de mercado e definir o preço de um produto homogêneo. Às vezes as condições para ter poder de mercado são restritas, existindo poucos mercados com o pleno poder. Portanto algumas estruturas podem servir somente como ponto de referência para avaliar outros mercados no mundo real.O comportamento de demandantes e ofertantes no mercado não é uniforme. Em decorrência da própria dinâmica da economia capitalista. A maior parte dos modelos existetentes pressupõe que as empresas maximizam lucro total, o que, corresponde ao nivel de produção no qual receita marginal se iguala ao custo marginal.
Essa é a hipotese da teoria tradicional ou marginalista.Especificamente para o caso de estruturas oligopolistas de mercado, veremos que existe uma teoria alternativa , que presume-se que a empresa maximiza o mark-up, que é a margem entre a receita e os custos diretos(ou variáveis) ou de produção.
As diferentes estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado; diferenciação do produto; existência de barreiras à entrada de novas empresas.
No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas três características, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.
MERCADO DE BENS