Economia
(Respostas)
1. Os economistas estudam a economia da mesma forma que os físicos estudam a matéria, por exemplo. A essência da ciência é o método cientifico, o desenvolvimento e o teste imparcial de teorias sobre como funciona o mundo. 2. .As hipóteses facilitam a compreensão do fenômeno, variam se estamos a fazer o estudo a curto ou longo prazo. A essência do pensamento científico é decidir que hipóteses formular. Assim, formulam-se hipóteses para a construção de modelos que simplifiquem a realidade. 3. Não. Os modelos econômicos são construídos como hipóteses, os economistas acabam omitindo alguns fatores considerados irrelevantes para a compreensão e para permitir uma visão ampla do que é realmente importante 4.
A escassez de recursos impõe um limite de capacidade produtiva dessa sociedade, com a morte do gado leiteiro. Assim, ela terá de fazer escolhas diferentes para a produção, no caso, a produção de biscoitos.
5.
a) O formato côncavo se justifica pelos fatores de produção não serem completamente adaptáveis a outros usos
b) O ponto Z é impossível de ser atingido porque a economia não tem recursos suficientes para a produção. O ponto Y é ineficiente, já que estão sendo utilizados menos do que é permitido pela disponibilidade de recursos.
6. A economia é dividida em dois sub-campos ou subconjuntos amplos, que são: a microeconomia e a macroeconomia. A Microeconomia é o estudo da tomada de decisões individuais, de famílias e empresas e sua interação em mercados específicos em unidades de produção e consumo. Já a Macroeconomia é o estudo dos fenômenos que englobam toda a economia, como as políticas econômicas do Estado e a agregação de demanda e oferta.
7. Bens de capital: são bens utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo. Bens de consumo: bens que se destinam