Economia
A definição do posicionamento e da função das instalações de armazenagem é uma decisão estratégica. É parte de um conjunto integrado de decisões, que envolvem políticas de serviço ao cliente, políticas de estoque, de transporte e de produção que visam prover um fluxo eficiente de materiais e produtos acabados ao longo de toda a cadeia de suprimentos. A funcionalidade das instalações de armazenagem reflete na tomada de decisões através da estratégia de armazenagem.
Programar novos arranjos operacionais vem auxiliar na constante busca de superação de tempo, redução de custos das organizações e agilidade nos processos visando reduzir a necessidade de estoque.
Segundo Lacerda et al. (2005, p. 2):
“Atualmente, esta missão tem passado por transformações profundas, envolvendo serviços que vão muito além da tradicional estocagem de curto e médio prazo. Estas mudanças são coerentes com as transformações por que passa a logística. As empresas procuram cada vez mais aperfeiçoar o fluxo de materiais, comprimindo o tempo entre o recebimento e a entrega dos pedidos para reduzir os investimentos em estoque.”
Farah (2003, p. 45) afirma que:
“A logística de distribuição é uma das ferramentas que proveem a disponibilidade de produtos onde e quando são necessários, coordenando fluxos de mercadorias e de informações de milhares de pontos de vendas dos mais variados bens e serviços.”
O cross-docking, o transit point e o Centro Avançado de Distribuição (CAD) são tipos de apoio à distribuição e estão diretamente relacionados aos objetivos da logística de distribuição descrita por Farah (2003).
O principal objetivo dos centros de distribuição (CD) é proporcionar o rápido atendimento às necessidades dos clientes, independente da localização deste. Os mesmos são utilizados para aperfeiçoar o tempo de entrega dos produtos do fornecedor ao cliente e reduzir custos de transporte, visto que é descentralizada a entrega de mercadoria.