Economia
A revolução industrial começou na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Foi beneficiada pelo acúmulo de capital que consolidou o sistema capitalista e colocou fim a prepotência do capital mercantilista sobre o industrial.
A revolução industrial foi um processo histórico que culminou na substituição das ferramentas de trabalho pelas máquinas, da fabricação doméstica pelo sistema fabril. Com o advento das máquinas criou a base para o desenvolvimento material, inovador para a época.
Impulsionadas pelas pesquisas científicas, as fábricas passaram a dispor para as pessoas uma infinidade de materiais. Isto serviu para modificar tanto o cotidiano como também a maior parte das relações sociais.
Quais os períodos da Revolução Industrial? Aponte suas principais características.
Podem-se distinguir três períodos no processo de industrialização em escala mundial:
* 1760 a 1850 – A Revolução se restringe à Inglaterra, a "oficina do mundo". Preponderam a produção de bens de consumo, especialmente têxteis, e a energia a vapor. * 1850 a 1900 – A Revolução espalha-se por Europa, América e Ásia: Bélgica, França, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Rússia. Cresce a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolve, as ferrovias se expandem; surgem novas formas de energia, como a hidrelétrica e a derivada do petróleo. O transporte também se revoluciona, com a invenção da locomotiva e do barco a vapor. * 1900 até hoje – Surgem conglomerados industriais e multinacionais. A produção se automatiza; surge a produção em série; e explode a sociedade de consumo de massas, com a expansão dos meios de comunicação.
O mundo hoje vive um novo período de Revolução Industrial? Por quê?
Pode-se dizer que vivemos em um novo período de Revolução Industrial, a cada dia que passa as indústrias estão cada vez mais automáticas, vemos um grande crescimento nas indústrias químicas (inclui as empresas que produzem