Economia
Disciplina: Cenários Econômicos
Profª: Marígia Madje Maria de Fátima de Carvalho/ Mauricléia de Lima Tavares
Érika Soares Batista/ Renata Ferreira de Lima e Ana Izabela Podemos dizer que o departamento de RH estar começando a ser visto com outra visão. As empresas estão abrindo espaço para esses profissionais, porque sabem o quanto eles são importantes para suas organizações. Mas a preparação é fundamental, porque o mercado estar cada vez mais exigente. Tendo em vista a essas mudanças e inovações, as empresas procuram profissionais qualificados e preparados para ocuparem tais cargos tão sonhados, por exemplo, um gestor de RH precisa ter características de liderança, motivação e determinação, saber tomar decisões, embora ainda muitas coisas precisam ser mudadas ou transformadas, deixar o mecanismo para traz e avançar para um RH mais estratégico e dinâmico, já que esses profissionais estão aptos a lidar com equipes de trabalho e administrar conflitos, formular e aplicar pesquisas sobre o nível de satisfação de empregados e clientes, além de representar a empresa junto às entidades de classe. O grande diferencial competitivo entre as organizações está em atrair e manter talentos. Por esse motivo o perfil do gestor em recursos humanos vem atendendo a uma demanda crescente no mercado de trabalho. As empresas estão reconhecendo cada vez mais a importância de ter um profissional que conheça políticas de gestão de pessoas de forma a garantir as metas organizacionais. Estes profissionais podem atuar nas seguintes funções:
Gerente de Recursos Humanos; Supervisor, Analista ou Técnico de Recrutamento e Seleção, de Cargos e Salários, de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal e Assistente de Departamento Pessoal.
A média salarial dos profissionais de Recursos Humanos é alta, segundo estudo promovido pela ADVB e pela Toledo e Associados. A constatação é em