Economia
O objetivo é controlar a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico.
2) Explique os conceitos de meios de pagamentos e os principais instrumentos adotados pelo Banco Central para variar a oferta monetária.
3) Explique o papel dos bancos na determinação dos meios de pagamentos, bem como o mecanismo do multiplicador monetário e as variáveis que o determinam.
4) Se se deseja incentivar o investimento das empresas, como a autoridade monetária deveria atuar? As autoridades devem abaixar o valor dos impostos cobrados sobre determinado produto, fazendo com que o empresário invista mais, uma vez que o valor de compra do produto estará menor.
5) Por que a redução da taxa de desconto eleva a base monetária?
6) Quando o BACEN compra títulos públicos no mercado, o que ocorre com a quantidade de dinheiro e com a taxa de juros? Como se chama esta operação?
7) O Banco Central zerou as porcentagens dos encaixes compulsórios. Como isso afeta as reservas bancárias, o mercado financeiro e o de crédito? Explique.
8) Se de repente, toda a população resolvesse ficar com o dinheiro em seu poder (sacando todo o dinheiro das contas correntes e de poupança), o que aconteceria com a oferta monetária?
9) Suponha que um banco receba um depósito de R$ 10 milhões e decida emprestar justamente esse montante. Explique porque esta decisão pode trazer dificuldade para o banco.
10) Conceitue inflação. Diferencie uma inflação rastejante de uma hiper-inflação?
A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.
11) Quais as principais causas de inflação de demanda? Que medidas devem ser tomadas para controlar uma inflação de demanda? Quando se tem um aumento na procura de um determinado bem, sem o mesmo correspondente do lado da