Economia
Controle prévio (a priori) – Controle preventivo, pois busca impedir erros ao final do processo administrativo, analisando previamente a situação da empresa. Controle concomitante (simultâneo) – Exercido ao mesmo tempo em que se realiza a atividade; Controle posterior – Busca reexaminar atos já praticados, para corrigi-los, desfazê-los ou apenas confirmá-los.
O controle é um processo cíclico composto por quatro fases, a saber:
Estabelecimento de padrões ou critérios: - Os padrões representam o desempenho desejado; - Os critérios representam normas que guiam as decisões; - Os padrões são expressos em tempo, dinheiro, qualidade, unidades físicas, custos ou de índices. Exemplo: Custo padrão, padrões de qualidade, padrões de volume, padrões de desempenho, unidade de medida, de produção ou de venda...
Observação do desempenho: - Obter informação precisa, rápida e clara a respeito daquilo que está sendo controlado, para permitir a tomada de ação corretiva na ocorrência de um desvio.
Comparação do desempenho com o padrão estabelecido: -Determinar os limites dentro dos quais essa variação será aceita como normal. O controle separa o que é excepcional do que é normal, para que a correção se concentre unicamente nas exceções ou nos desvios. - O desempenho deve ser comparado ao padrão fixado para verificar eventuais desvios. - Comparar o desempenho com o padrão estabelecido por meio de gráficos, fluxos, relatórios, índices, porcentagens, medidas estatísticas etc. (técnicas) - Permitir a elaboração de resultados futuros, reafirmando a visão de longo prazo do administrador, no sentido de ampliação dos próprios objetivos da organização.
Ação corretiva - Assegurar que aquilo que é feito seja feito exatamente de acordo com o que se pretendia fazer, trabalhando-se sempre com eficiência, subsidiando ainda mais a função planejamento.
Abrangência do controle
A