Economia
GABARITO
LISTA DE EXERCÍCIOS
4
(Unidade 4)
Conceitos importantes:
4) Inflação: interpretações do fenômeno, suas causas e
1) Moeda: histórico e funções
seus efeitos
2) O multiplicador bancário
5) A experiência inflacionária brasileira e o combate à
3) Instrumentos de política monetária: a fixação inflação de encaixes mínimos, as operações de mercado 6) Os principais planos de estabilização no Brasil: os aberto e a fixação de taxas de redesconto e planos Cruzado e Real
7) O regime de metas de inflação restrição ao crédito.
MOEDA: HISTÓRICO E FUNÇÕES
1. O que distingue a moeda dos demais ativos da economia? Justifique sua resposta com base nas três funções desempenhadas pela moeda na economia.
Moeda é o conjunto de ativos da economia usados regularmente pelos agentes econômicos para comprar bens e serviços uns dos outros. Sendo assim, a moeda inclui apenas os poucos tipos de ativos que são regularmente aceitos por vendedores e compradores em suas transações. O que diferencia a moeda dos outros ativos da economia é a sua liquidez, ou seja, a facilidade que esse ativo tem de ser trocado por outros bens e serviços. Por exemplo, é deveras complicado trocar televisores de 29 polegadas por sacos de arroz ou por imóveis residenciais (o televisor é um ativo de baixa liquidez). Já a moeda, seja a moeda bancária ou o papel-moeda, pode ser trocado facilmente por qualquer um dos dois.
A moeda possui três funções que a distinguem dos demais ativos da economia:
1) Meio de troca: um meio de troca é algo que os compradores dão aos vendedores quando compram bens e serviços, permitindo a ocorrência da transação sem necessidade da dupla coincidência de desejos, como ocorre no caso da economia de escambo;
2) Unidade de conta: uma unidade de conta é um padrão de medida que as pessoas usam para medir e registrar valores econômicos, como preços, débitos, renda, etc.
3) Reserva de valor: uma reserva de valor é algo que pode ser usado para