Economia
Instrumentos de política econômica Política fiscal
Conjunto de decisões e ações relacionadas com as despesas e receitas dos governos federal, estadual e municipal. Política externa
Conjunto de medidas que tem por finalidade manter o equilíbrio do Balanço de Pagamentos, proteger determinados setores e desenvolver relações comerciais externas.
Por sua vez subdivide-se em Política Cambial e Política Comercial. Política de rendas
Conjunto de medidas visando a redistribuição de renda e justiça social. Política monetária
Conjunto de medidas objetivando controlar o volume de liquidez (quantidade de dinheiro circulante) à disposição dos agentes econômicos.
Modalidades
Pode ser de natureza:
Estrutural, quando visa a modificar a estrutura macro-economica;
Conjuntural, quando visa a administrar uma situação como depressão, hiperinflação ou escassez de produtos;
Expansionista, quando visa à manutenção ou à aceleração de crescimento econômico.
Em economia, a Lei da Oferta e Procura, também chamada de Lei da Oferta e da Demanda, é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços. Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.
A estabilização da relação entre a oferta e a procura leva, em primeira análise, a uma estabilização do preço. Uma possível concorrência, por exemplo, pode desequilibrar essas relações, provocando alterações de preço.
Ao contrário do que pode parecer a princípio, o comportamento da sociedade não é influenciado apenas pelos preços. O preço de um produto pode ser um estímulo positivo ou negativo para que os consumidores