Economia
Do pouco que eu sei, foram os chineses que inventaram esse negócio de cada ano ter nome de um animal. É o tal do Zodíaco Lunar Chinês
O zodíaco é baseado no ano lunar e não no solar como os ocidentais e não dura exatamente os nossos 12 meses. Pode ser mais tempo. Além disso, não bate com o 1º de janeiro nosso. Em 2012, por exemplo, o ano do Dragão começa em 23/01/2012 e vai até 9/2/13. Datas que são seguidas rigorosamente pelos chineses, com festejos na época correta.
Já os japoneses, que também adotam o mesmo zodíaco chinês, mas um pouco mais espertos e antigos no capitalismo, me disseram, que por razões meramente comerciais e práticas, adotaram já há muito tempo, compatibilizar as datas com o calendário ocidental. Vendem mais.
Assim, no ano novo, primeiro de janeiro, por eles muito celebrado milenarmente, bem mais que o Natal, o chamado Oshoogatsu inicia-se também o ano do Dragão, que é Ryu ou Tatsu em japonês. Em chinês é Long.
E no comércio, tudo o que se possa imaginar, como camiseta e roupas em geral, panos, bandeirolas, souvenires, chaveiros, louça, papel, brinquedos e os cambau, no final de cada ano tem o símbolo do animal do ano seguinte, no caso o Dragão, além dos milhares de brinquedos e games, e dos milhares de desenhos dos hagakis, que são os cartões que se enviavam aos amigos. Hoje com certeza estão disponíveis na internet e enviados por e-mail ou facebook, etc. Nos tempos dos cartões tinham alguns lindíssimos, inclusive com desenhos assinados por artistas famosos. Até que tudo mudou. Hoje na internet, talvez alguns sejam bem mais lindos, mas só na tela.
Contam os chineses, que Pan Ku ou o Buda, quando quis criar o mundo, chamou os animais para ajuda-lo na difícil façanha. Primeiro veio o Rato, vieram em seguida, o Boi, o Tigre, o Gato, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, o Carneiro, o Macaco, o Galo, o Cão e o Porco. Veio o Coelho também, mas como eram só 12 animais e ele chegou atrasado, foi podado. O Rato era