Economia
Vejamos abaixo dois exemplos reais de oferta e demanda no mercado brasileiro.
Groupon planeja esforço maior nas festas de final de ano
14 de novembro de 2011 • 13h46 • atualizado 14h00
O Groupon está tentando conquistar a maior fatia possível dos gastos dos consumidores na temporada de festas deste ano, depois de sua oferta pública inicial. O Groupon lançou sua primeira campanha de festas, conhecida como Grouponicus, no final do ano passado, oferecendo descontos em 15 cidades dos Estados Unidos. Este ano, o Grouponicus abarcará 41 cidades dos Estados Unidos e Canadá, como Nova York, Los Angeles e Dallas.
Em 2010, o Groupon se concentrou em vendas menores, mas este ano a companhia oferecerá descontos sobre itens de maior valor. O Groupon planeja os chamados Epic Deals (descontos épicos), que serão oferecidos a partir de 15 de novembro. São experiências específicas, tais como uma viagem de volta ao mundo e uma aula de culinária e jantar com o chef Todd English.
O Groupon também planeja oferecer campanha nacional de descontos da cadeia de varejo American Apparel, além de descontos sobre itens como eletrônicos e produtos para exercícios físicos. "Aprendemos muito com nossa experiência do ano passado", disse Aaron Cooper, vice-presidente de presentes do Groupon.
O principal negócio da empresa, oferecer grandes descontos em serviços e produtos locais, sobre os quais racha o faturamento com os comerciantes envolvidos, foi criticado durante o tortuoso percurso da companhia até a abertura de seu capital, semanas atrás.
A empresa conseguiu realizar sua oferta pública inicial, obtendo US$ 700 milhões em capital com o lançamento de ações que estimavam seu valor de mercado em cerca de US$ 15 bilhões. Caso a temporada de festas seja positiva para a companhia, isso pode ajudar suas ações a manter o valor em seus primeiros e cruciais meses como empresa de capital aberto.
Outra mudança é que as ofertas de festas da campanha