Economia
ETAPA nº 1 * Introdução
Aprender e identificar os recursos que podem ser utilizados na Economia é muito importante. As pesquisas a seguir tem o intuito de nos familiarizar com alguns dos conceitos existentes na Economia.
* Custo de Oportunidade
O Custo de Oportunidade é representado pelo valor de das oportunidades sacrificadas (não escolhidas). Diferente dos custos contábeis que são escriturados na contabilidade de uma empresa, o custo de oportunidade é um custo implícito, que não aparece na contabilidade de uma empresa, porém é bastante utilizado pelos economistas para determinar a viabilidade de projetos empresariais. Custo Alternativo é outro sinônimo para o Custo de Oportunidade, por indicar o custo resultante da não utilização da melhor alternativa de emprego de um recurso produtivo, ou numa linguagem mais coloquial o custo da alternativa deixada de lado. Vale ressaltar que é necessário levar em conta ao avaliar o custo de oportunidade os recursos materiais e humanos que serão utilizados, determinando se não haverá aumento ou diminuição, refletindo diretamente na curva de possibilidades. Exemplo: Uma fabrica de cadeiras produzia dez cadeiras por mês, tendo sua produção totalmente absorvida pelo mercado. Diante do surgimento de um novo campo no mesmo ramo, resolveu iniciar a fabricação de um novo produto, mesas, porém, ao alocar recursos para tal, concluiu que deverá reduzir em dois exemplares sua atividade primária, a fim de alimentar a demanda de duas mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das duas cadeiras que deixaram de ser fabricadas, porém o lucro em cima da atividade secundária será maior, alocando apenas os recursos da atividade primária.
* CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO Conhecida também por de curva de transformação, é uma representação gráfica com a determinação do custo de oportunidades possíveis, levando em conta todos os fatores de produção