Economia
O planejamento da ação empresarial é uma importante ferramenta de trabalho do administrador, pois dá uma maior segurança ao gestor para traçar uma estratégia, organizar, dirigir, controlar, identificar as falhas, tomar decisões importantes e auxiliar na prevenção de problemas que possam vir a surgir na empresa.
A idéia da estratégia é fazer com que o administrador estabeleça e desenvolva planos de ação para atingir metas e objetivos. Em outros termos, a estratégia exige toda uma implementação dos meios necessários para a sua execução. Como esses meios envolvem a empresa como um todo, trata-se aqui de atribuir incumbências a todos os níveis (ou subsistemas) da empresa: o nível institucional,o nível tático e o nível operacional. E a implementação exige planejamento. É um processo continuo de tomada de decisão estratégica e não mais um planejamento e refeito a cada ano que passa.
De acordo com Bateman e Snell (1998), as organizações podem ser divididas em três níveis: estratégico, tático e operacional, de acordo com o tipo de trabalho que é desenvolvido por cada nível.
O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral (BATEMAN, 1998, p. 30)
O planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. (BATEMAN, 1998)
O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.
O Planejamento tático é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Além disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a