Economia
1 – O fuzil de um assassino ou o cassetete de um policial é um valor de uso tanto quanto uma lata de ervilhas ou o bisturi de um cirurgião. Qual a relação entre Economia, Escassez e Necessidade?
2 – O que significam recursos escassos e usos alternativos? Interessa ao empresário a questão da melhor alocação de recursos de produção? Justifique.
3 – O Brasil caiu seis posições no Ranking de TI (Tecnologia da Informação), divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em 2007. Com a 52ª colocação, o país viu a distância aumentar ainda mais para o Chile, 29º e latino-americano mais bem posicionado no levantamento. Explique como a tecnologia pode transformar o processo de produção e de satisfação das necessidades, ao mesmo tempo em que, prejudica a competitividade e o trabalho.
4 – A aceitação generalizada do dinheiro como meio de pagamento é um factor imprescindível para o funcionamento dos mercados. Sem a existência do dinheiro e da sua aceitação por todos os agentes econômicos (indivíduos, empresas e governo) seria extremamente difícil a troca de produtos e serviços. O dinheiro funciona, portanto, como um verdadeiro "lubrificante" no mercado. Explique as funções do dinheiro enquanto, meio de troca, de pagamento, reserva de valor e equivalente-geral.
5 – Bresser Pereira, ministro de FHC e principal articulador da proposta, defende a Reforma do Estado para adequá-lo às exigências dos tidos novos tempos na conjuntura mundial e na brasileira. A nova concepção de Estado gerencial deve privilegiar a fiscalização e regulação em detrimento do investimento. A mudança segundo ele, visa dar mais agilidade à ação do Estado, viabilizando um atendimento eficiente à população, consoante os “avanços democráticos” no país. Explique, com suas palavras, 2 (dois) pontos de embate entre o setor público e privado com relação à oferta de bens/serviços para atendimento das necessidades