Economia
1) Defina Moeda.
A moeda é algo que é aceito pela coletividade que serve como meio de troca, unidade de conta e reserva de valor. 2) Quais as funções da Moeda?
A moeda serve como instrumento de troca, sem a moeda o sistema de troca seria através do escambo (meio de troca entre produtos ou serviços); Unidade de conta, usando a moeda como um denominador comum, podemos somar um barco com um lápis e também achar a equivalência em valor; reserva de valor, onde a moeda representa o direito que o consumidor tem sobre alguns produtos.
3) Quais os estágios da evolução da moeda? 1- Pré-economia monetária ou escambo (troca por meio de produtos) 2- Moeda mercadoria (venda e compra) 3- Moeda Simbólica (garante o valor do metal e a imagem do seu soberano que garante seu valor) 4- Moeda escritural (recebimento de depósitos) 5- Moeda sofisticada (registros eletrônicos que representam ativos)
4) Quais as qualidades dos metais que faz com que assumam um lugar de destaque como moeda mercadoria?
As dificuldades de pesar e avaliar o metal são superadas a partir de moedas cunhadas, onde o valor do metal é garantido pelo soberano. A maioria das moedas tem a gravura do soberano que garante o seu valor.
5) O que é quase Moeda?
São ativos de grande liquidez que não são aceitos normalmente em troca de bens ou serviços, mas que podem ser convertidos em moeda.
6) Quais os agregados monetários do Brasil?
Os agregados monetários do Brasil se definem em M0, M1, M2, M3 e M4. M0 é o estoque de moeda metálica e papel-moeda que fica em poder das pessoas e empresas. M1 são os depósitos em contas correntes nos Bancos Comerciais. Tanto o M0 e o M1 não rendem juros e são pagamentos de liquidez imediata. M2, M3 e M4 incluem as quase-moedas e rendem juros as pessoas que fazem aplicações.
7) Como se dividem os intermediários financeiros?
Se dividem em Bancários (que criam moedas) e Não-Bancários (trabalham