Economia
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – ECONOMIA
ECONOMIA
Manaus
2011
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – ECONOMIA
ECONOMIA
Trabalho apresentado no curso de graduação em Ciências Contábeis, Bacharelado, para a obtenção de média na disciplina Economia, orientado pela professora Maria Renata Machado Garcia Dalpiaz, e pelo professor-tutor Marcelo Lins.
Manaus
2011
1. Introdução
Economia é a ciência social que estuda como a sociedade decide aplicar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, com o objetivo de satisfazer as suas necessidades.
Visando assim atender as necessidades humanas, algumas perguntas tornam-se fundamentas: - O que, Como, Quanto e Para quem produzir? Para responder essas questões, a economia busca através da história, matemática, psicologia, dentre outras disciplinas a relação do homem com o meio e as suas necessidades a curto, médio e longo prazo.
Podemos definir Microeconomia como uma alocadora de recursos em relação a uma série possivel de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores, e firmas bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles, estudando suas relações fundamentais. Demanda pode ser definida como tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado espaço de tempo. Sendo, subjetivo, já que é somente o desejo de adquirir certo bem, e não a consumação de tal, que seria caracterizado como consumo. Podendo ser influenciada por vários fatores, como: o gosto do consumidor; a relação entre o preço do bem; quanto maior, menor será a procura pelo mesmo; a relação de seu preço com o preço de bens substitutos; a relação de seu preço e o poder de compra do consumidor. Oferta pode ser entendida como a quantidade de bens ou serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo.