Economia
Questão 1 (0,1875) ( Tema 1)
Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.
Não, Escassez significa que a demanda é muito maior que a oferta, já a pobreza é a total falta de recursos para adquiri-los.
Questão 2. (0,1875) (Tema 2)
Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise. Com base neste texto, responda:
O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?
O Estado deveria buscar formas para se conter o desequilíbrio da economia. Entre outras medidas, os governos deveriam aplicar grandes remessas de capital na realização de investimentos que aquecessem a economia de modo geral. Paralelamente, era de fundamental importância que o governo também concedesse linhas de crédito ao baixo custo, garantido a realização de investimentos do setor privado. Promovendo tais medidas de incentivo, os níveis de emprego aumentariam e conseqüentemente garantiriam que o mercado consumidor desse sustentação real a toda essa aplicação de recursos.
Questão 3.(0,1875) (Tema 3) O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos, dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preços e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.
Os impostos podem ser divididos em dois diretos e indiretos, Os impostos diretos são destinados taxar diretamente o contribuinte sendo que, o principal exemplo deste é o imposto de renda e riqueza.
Os impostos indiretos, entretanto, são repassados ao