Economia
Centro de Educação a Distância
Relatório de Economia
Alunos:
Maria Eleonora Evangelista Gonçalves RA 333977
Elisangela Aparecida da Silva Barreto
Monica Bonifacio Dias RA 333976
Rafael Elias Martins
Ana Flavia Felix Lopes
Catalão-outubro/2011
INTRODUÇÃO
No relatório será visto o custo de oportunidade, ou seja o custo causado pela renuncia e escolha de um produto, a diferenciação dos ramos da economia como a microeconomia que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais. Atualmente, a economia aplica o seu corpo de conhecimento para análise e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas etc.) Em Economia, a concorrência ou competição monopolística é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passíveis de concorrencia. A orferta e demanda dos mercado.
CUSTO DE OPORTUNIDADE
O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
O custo de oportunidade foi definido como uma expressão "da relação básica entre escassez e escolha". São custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa e que não envolvem desembolso monetário. Esses custos são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo (por isso são também chamados custos alternativo ou custos implícitos). Os custos económicos incluem, para além do custo monetário explicito, os custos de oportunidade que ocorrem pelo facto dos recursos poderem ser usados de formas alternativas.
Um exemplo clássico da literatura