Economia e a sua história
Economia é a Ciência que estuda as leis que regem o sistema econômico, ela sempre existiu e deve aos gregos na Antiguidade, aos escolásticos na Idade Média e aos fisiocratas franceses do século XVIII, muitas das teorias que ainda hoje a inspiram.
A economia como ciência independente da filosofia e da política nasceu com o britânico Adam Smith publicou, em 1776, e o livro A riqueza das nações. Em “A Riqueza das Nações” Smith identificou que o acúmulo de capital, o livre comércio, o papel adequado do governo e uma boa “infraestrutura eram os principais estímulos à prosperidade nacional.
Além que o esforço natural de todo indivíduo para melhorar sua própria condição, quando exercido com liberdade e segurança, é um princípio tão poderoso que é capaz de levar a sociedade à riqueza e à prosperidade; a partir daí, vários pensadores formularam novas teorias para explicar as questões econômicas.
Atividades Econômicas
A população ativa é aquela formada por todos aqueles que trabalham e são remunerados, mais os desempregados em busca de emprego. Ela distribui-se em três setores de atividades econômicas: primário, secundário e terciário.
Setor Primário
Compõem este setor todas as atividades ligadas ao campo (agricultura, pecuária, extrativismo). Devido à mecanização do campo e a urbanização, a porcentagem da população ocupada no setor primário tende a diminuir no mundo inteiro, até atingir uma média de 6 a 9% da população ativa. Há, porém, casos de porcentagens ainda menores, como nos EUA (3%) e no Reino Unido (3%). Os países de economia mais atrasada são normalmente aqueles que predominam as atividades primárias. Portanto, a porcentagem de ativos no setor primário é pequena nos países desenvolvidos e elevada nos países subdesenvolvidos.
Setor Secundário
Integram-no os diferentes tipos de indústria; todas as atividades que consistem em beneficiar, construir ou transformar riquezas. Todo país bastante industrializado possui um mínimo de 30%