Economia e Sociedade resumo
Gera sentimento de solidariedade. Ex. divisão sexual do trabalho (entre homem e mulher): a sociedade moralizou, diferenciando-os. A partir disso, devido suas funções diferenciadas sente-se uma necessidade de união entre eles, pois um é e faz aquilo que o outro não faz. (não se trata de saber o que causou essa diferença, mas sim no que ela resulta) "Faça a divisão sexual do trabalho regredir e não haverá nada mais que relações sexuais efêmeras". A simpatia pelo diferente não é derivada dos sentimentos diretamente, mas de uma necessidade imposta socialmente que, por fim, é revestida desse sentimento
Direito é o símbolo da solidariedade. Costumes são expressões menores, menos estáveis, da solidariedade.
Podemos perceber no direito penal que alguns crimes apenados não causam comoção ou revolta, mas ainda são punidos. Isso reforça o caráter funcional do direito, pois é pela função que se define a pena, já que os sentimentos poderiam abrandar atos prejudiciais à sociedade, como caminhões acima do peso trafegando em vias públicas.
Solidariedade mecânica: nas sociedades "primitivas" o que os une é a sua semelhança, sendo as suas ações pautadas nas emoções, como no apenamento de delitos. O que define a pena é o sentimento de vingança. É uma forma de solidariedade mais instável, sujeita à mudanças, pois não moraliza seus indivíduos através dos mecanismos que possui. Há a necessidade de compartilhamento de valores e ideais, pois senão seria insustentável sua convivência. Questão problemática: forte presença da religião, mas como explicar que até hoje, em época de enorme especialização, a religião ainda é extremamente presente na socialização dos indivíduos.
Solidariedade orgânica: é cheia de conflitos, mas nela há o reconhecimento de que todos possuem direitos, sendo os