Economia e mercado
ECONOMIA E MERCADO
Portfólio 2
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Guarulhos
2011
RESPOSTAS: 1. Existem vários índices que podem ser usados para caracterizar o crescimento econômico. O mais utilizado, esta sempre na mídia é o PIB, que corresponde a somatória de bens, produtos e serviços produzidos pelo país durante um determinado período, geralmente um ano. A de se considerar também que o crescimento da economia, não necessariamente significa o crescimento econômico do país, se junto com essa economia não ocorrer um processo sólido de redistribuição de renda , provocando um efeito dominó em outras áreas como, saúde, educação e saneamento básico. Mantendo-se o resultado do crescimento econômico nas mãos de uma minoria, seremos eternamente uma nação rica mas com um povo pobre. Para o Brasil se diferenciar das nações com economia emergentes, é necessário que sua economia cresça entre 5% a 10%, por pelo menos 15 a 20 anos seguidos.
2. O desemprego tem custos sociais e individuais devastadores com exclusão social, miséria, perda de auto-estima, depressão, etc, mas também tem consequencias economicas não menos graves que têm sido sistematicamente esquecidas. Para calcular a riqueza perdida devido ao desemprego tem-se de determinar, em primeiro lugar, o PIB por empregado, ou seja, o valor da riqueza que cada empregado cria, em média, anualmente no nosso País. Para o obter esse valor divide-se o PIB de cada ano, ou seja, o valor da riqueza total criada pela população empregada.
3. Esta Explicação e depende da visão que o governante possui do papel do Estado. Assim, de acordo com a visão governamental, podemos classificá-la em 3 tipos:
- estruturais: voltada a modificar a estrutura econômica do país, regulando o funcionamento do mercado ou criando empresas públicas;
- de estabilização conjuntural: visa a superação de