ECONOMIA E MERCADO UNIDADE 1
1: Ana e Beto decidiram abrir uma academia em um dos seus imóveis em vez de alugá-lo para uma empresa. Essa escolha significou renunciar às outras opções para a realização desse propósito. O sacrifício do que se deixou de produzir, ou seja, o custo ou a perda do que não foi escolhido chama-se:
RESPOSTA E: Custo de oportunidade ou custo alternativo
2: Analise os itens e assinale a alternativa correta:
RESPOSTA: B:
I- A sociedade de mercado é ineficiente no tratamento dos bens públicos e das questões sociais, como as relacionadas com a repartição da renda e a deterioração do meio ambiente.
III- A propriedade privada dos fatores de produção, a livre alocação de recursos e a possibilidade de geração de rendas constituem o cerne de uma economia de mercado.
3: Esses bens permitem o uso por um tempo maior, não sendo destruídos de imediato, como é o caso dos eletrodomésticos, automóveis etc. São muito importantes para o desenvolvimento da economia, já que se valem dos produtos intermediários, máquinas, fornecimentos de terceiros e um grande número de pessoas, ocupadas direta ou indiretamente, cujas rendas serão utilizadas no consumo de outros bens econômicos. O texto se refere a que tipo de bem?
B: BENS DE CONSUMO DURAVEIS
4: Estuda(am) os aspectos e as influências sobre a atuação das unidades econômicas individuais, como as pessoas (famílias), as empresas, o governo e mesmo os agentes não residentes. Qual é o foco fundamental do presente texto?
R: MICRO-ECONOMIA
5: Expressa(am) a posição do homem em relação às coisas e às forças da natureza utilizadas para a criação dos bens materiais:
R: FORÇAS PRODUTIVAS
Leia o texto a seguir e verifique sua denominação econômica:
6: Quando houver deslocamento físico do bem, pode ser definido pelo fornecimento de recursos de produção, do uso desses recursos e de sua combinação na produção de bens e serviços intermediários e finais. Há emprego efetivo de fatores produtivos e dos produtos