economia e mercado elasticidade
Tipos de Elasticidade:
• Elasticidade-Preço da Demanda
• Elasticidade-Renda da Demanda
• Elasticidade-Preço da Oferta
• Elasticidade-Preço Cruzada da Demanda
Conceito de Elasticidade:
→ Elasticidade reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável quando ocorrem alterações em outra variável, coeteris paribus.
→ Cada produto tem uma sensibilidade específica com relação às variações dos preços e da renda. Essa sensibilidade (ou reação) pode ser medida por meio do conceito de elasticidade.
Elasticidade é um conceito econômico que pode ser objeto de cálculo a partir de dados do mundo real, que permite o confronto das proposições da teoria econômica com os dados da realidade.
→ O conceito elasticidade representa uma informação útil tanto para a empresa quanto para a administração pública.
Exemplo: na empresa a previsão de venda é importante, pois permite uma estimativa da reação dos consumidores, em face das alterações nos preços da empresa, dos concorrentes e dos salários.
ELASTICIDADES NA MICROECONOMIA:
a) Elasticidade-preço da demanda: variação percentual na quantidade demandada, dada a variação percentual no preço do bem, coeteris paribus.
b) Elasticidade-renda da demanda: variação percentual na quantidade demandada, dada uma variação percentual na renda, coeteris paribus.
c) Elasticidade-preço da oferta: variação percentual na quantidade ofertada, dada uma variação percentual no preço do bem, coeteris paribus.
d) Elasticidade-preço cruzada da demanda: variação percentual na quantidade demandada, dada a variação percentual no preço de outro bem, coeteris paribus.
A) ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA:
Descreve o grau de sensibilidade da demanda de um produto em face de mudanças em seu preço. Ou seja, é a variação percentual da quantidade procurada do bem X em relação a uma variação percentual em seu preço, coeteris paribus.
Representação