Economia e finanças
Nome: Thays Regina Sicari
Código: 1180592
Pólo: Promove – Uberlândia – MG
Curso: Tec. Gestão de Recursos Humanos
Tema: 2012 foi um bom ano para investimentos?
_________________________________________________________________________
O Ouro foi o investimento mais rentável de 2012 e pela 3º vez consecutiva. Em geral, o ouro não sofre grandes variações, como as ações da bolsa. Por isso que, em tempos de crise econômica mundial, o aumento da procura pelo ativo tem como principal característica a proteção do patrimônio do investidor.
Porém, 2012 foi um ano de crise, a economia cresceu apenas 0,9% conforme o IBGE, ficando abaixo da expectativa feita no fim de 2011, que era uma expansão superior a 4% para o PIB, dando-se a isto a importância dos efeitos da crise financeira internacional.
Mantega, ministro da fazenda, chegou a criticar a previsão do Credit Suisse em uma expansão de 1,5% em meados de 2012.
Pelos olhos do governo, Mantega acrescentou, porém que para a maioria da população brasileira 2012 foi um ano “bom”. “A crise internacional não bateu na porta das famílias brasileiras. Em 2012, tivemos um excelente resultado de emprego. Criamos 1,3 milhão de postos de trabalho, a massa salarial cresceu 6%, o que não é pouca coisa, e o aumento real da renda foi de 4%”, afirmou ele.
As principais causas das quedas são o ambiente externo ruim, à queda do preço das commodities, à redução da rentabilidade na indústria e ao excesso de intervencionismo do governo, que para este, uma alta de 1,5% na produção industrial é um “bom resultado”.
Quanto aos investimentos especulativos, que são os investimentos feitos pela compra e venda de títulos, ações, imóveis etc., com a intenção de obter lucro rápido e elevado, aproveitando a oscilação dos preços, o ministro observou que os investimentos (formação bruta de capital fixo), mesmo que tenham recuado 4% em 2012, registraram crescimento de 0,5% no último trimestre do ano passado.
Ainda que com a