Economia e desenvolvimento
Levando-se em consideração que os recursos são escassos e as necessidades humanas ilimitadas, a produção de bens e serviços deve ser ajustada às necessidades sociais, que podem ser medidas através da hierarquização dessas necessidades. Mesmo em economias de escala, é possível, assim, ajustar a produção (produzir) à necessidade da sociedade (o que se quer consumir).
2) Cite exemplos e comente sobre os diferentes fatores determinantes da desigualdade e pobreza.
Fatores:
1. Históricos: como a sociedade se organizou culturalmente em seu período histórico de existência. São exemplos a escravidão e o tipo de colonização a que se foi submetido.
2. Macro-condicionantes: situações macro-econômicas que influenciam na sociedade. Exemplo: a inflação.
3. Estoque de riqueza acumulada: fatores de produção escassos.
4. Talento: a existência ou não de empresariedade.
5. Capital humano: se não há I em K humano não há retorno.
3) O que é desenvolvimento econômico? De que forma ele é alcançado?
O desenvolvimento econômico envolve o crescimento econômico maior do que o crescimento demográfico (g>g*), combinado com a melhoria dos indicadores, sejam eles econômicos, sociais, ambientais, humanos, entre outros. Para haver desenvolvimento econômico, ambos estes fatores devem ser observados. É alcançado quando há o crescimento econômico (O PIB per capita aumenta), de forma estável, com a renda bem distribuída e os indicadores sociais melhoram, tudo ao longo prazo, que levará ao bem-estar social.
4) Que tipo de indicador é utilizado para mensurar a pobreza e a miséria? Quais suas vantagens e desvantagens?
O indicador utilizado mundialmente é o IDH, índice de desenvolvimento humano.
A vantagem é que se trata de um índice de fácil mensuração, já que engloba Renda/Longevidade/Escolaridade da população estudada. É possível assim, mal ou bem, haver um estudo comparativo das