economia verde
A economia verde é o veículo econômico para o desenvolvimento sustentável, e é um novo paradigma econômico que impulsiona o crescimento de renda e emprego, sem criar riscos para o ambiente e também tem estratégias para acabar com a persistência da pobreza. Claro, sempre levando em conta o crescimento econômico.
O QUE È UMA ECONOMIA VERDE?
Segundo o PNUMA (Programa das nações unidas para o meio ambiente) economia verde resulta em melhorias do bem estar da humanidade e igualdade social,ao mesmo tempo em que reduz significativamente riscos ambientais e escassez ecológicas.em uma economia verde,o crescimento de renda e de emprego deve ser impulsionados, por investimentos públicos e privados que reduzem as emissões de carbonos e poluição e aumentam a eficiência energética e uso de recursos,previnem perdas de diversidades e serviços ecossistêmicos.
Talvez o mito mais difundido seja o de que há troca inevitável entre a sustentabilidade ambiental e progresso econômico. Agora há evidências substancial de que o “esverdeamento” de economias não inibe a criação de riqueza ou oportunidades de emprego,em que há muitos setores verdes que apresentam real investimento e crescimento relacionado riqueza e emprego.
Eles garantem as responsabilidades compartilhadas de diferentes partes interessadas:
Financiando mudança para investimentos verdes;
Criar ou reforçar mecanismos institucionais para facilitar a economia verde;
Fornecer incentivos para o desenvolvimento de tecnologias verdes ou desincentivos para atividades que prejudicam o meio ambiente e
Especificar medida outra política para acelerar o recurso eficiência e economia verde.
Vinte anos após a cúpula da terra,as nações se encontraram,mas num mundo muito diferente,que mudou muito desde 1992.Naquela época estávamos apenas vislumbrando desafios emergentes em todo o mundo desde as mudanças climáticas até a