Economia verde
Conceito:
Economia verde é caminho para um futuro sustentável.
Encontrar o equilíbrio entre produtividade e respeito ao meio ambiente é o desafio de muitas empresas. Para isso, um novo conceito vem ganhando espaço no mercado: a economia verde, cuja ideia central é gerar bem estar e igualdade social, ao mesmo tempo em que valoriza a natureza e reduz impactos ambientais e sociais. Uma economia verde é aquela que aproveita e potencializa o capital natural, social e humano, levando em consideração, na hora da tomada de decisões, os limites do planeta e os interesses sustentáveis da humanidade.
Métodos:
Para começar a trilhar o caminho da sustentabilidade, adotando uma postura mais verde, é preciso mais do que apenas apoiar um projeto de reciclagem dentro de uma empresa, é preciso investir na qualificação profissional para valorizar a mão de obra local, no desenvolvimento científico e tecnológico.
Pesquisas em andamento evidenciam a importância dos seguintes pontos que podem levar a alternativas menos poluentes: * Adotar processos que utilizem energia limpa, isto é, aquela que não é proveniente de combustíveis fósseis – e, portanto, não renováveis; * Conversão, uso e oferta de eficiência energética;
* Disponibilidade de opções de aplicabilidade em energias renováveis: hidrelétrica, oceânica, biomassa, solar, eólica onshore e offshore;
* Novas tecnologias para transportes, incluindo células de combustível e veículos híbridos;
• Novas tecnologias para ofertar calor e eletricidade de forma eficiente;
* Novos métodos de armazenamento para hidrogênio e para energia renovável intermitente.
São algumas das medidas que também caracterizam um empreendimento preocupado com o meio ambiente.
Conclusão:
Adotar práticas que funcionem ao princípio da economia verde pode dar lucro, fidelizar clientes, expandir o mercado e ainda ajudar a deixar um planeta em melhores condições para as futuras gerações.