Economia - universidade anhanguera
Não. Escassez é a natureza limitada dos recursos da sociedade, enquanto pobreza é a conseqüência da distribuição desigual, desses recursos pela falta de disponibilidade de adquiri-los.
Questão 2 - Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise.
Com base neste texto, responda:
O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?
O estado deveria intervir por meio de uma política de gastos públicos.
Para Keynes, numa economia em recessão, não existem forças de auto-ajustamento, por isso se torna necessária a intervenção do estado por meio de uma política de gastos públicos. Tal posicionamento teórico significa o fim da crença no laissez-faire como regulador dos fluxos real e monetário da economia e é chamado principio da demanda efetiva
Questão 3 - O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos, dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preços e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.
Impostos indiretos: É o que onera quem paga determinada mercadoria e não a pessoa que paga o imposto, uma vez que o preço primitivo da mercadoria pode ser acrescido do encargo resultante do pagamento do imposto. Em Exemplo Clássico: imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
Impostos diretos: Tributos cujos contribuintes são os mesmos indivíduos que arcam com o ônus da respectiva contribuição, impostos sobre a renda e o